Qual a importância de uma URL amigável?

Para grande parte das pessoas, internet é sinônimo de facilidade. A rede nos tornou ávidos por velocidade e já não temos paciência de percorrer um longo caminho em busca de produtos ou até mesmo informações. É nesse contexto que uma URL amigável é essencial para conquistar o usuário e atingir os objetivos do seu negócio.

Quer entender por que isso é tão importante? Entenda como a criação de um padrão eficiente para os seus endereços vai facilitar a vida de usuários e buscadores, garantindo a visibilidade necessária ao seu negócio.

O que é uma URL amigável?

urlNa internet, um endereço virtual recebe o nome de URL (Uniform Resource Locator). Por isso, quando falamos em URLs amigáveis estamos tratando dos endereços simples, fáceis de lembrar e que levam o usuário exatamente aonde ele deseja na sua página.

Alguns exemplos comuns são:

  • nomedonegócio.com.br/contato
  • nomedonegócio.com.br/lojas
  • nomedonegócio.com.br/produtos

Já uma URL “não-amigável” é aquela que se parece com uma sopa de letras e números, complicando a vida do usuário.

Um exemplo seria:

www.nome_do_negócio.com.br/1CT_enBR68R80&oq

A URL amigável encurta o caminho entre o usuário da internet e a informação ou ação que ele deseja obter, o que é essencial para garantir a satisfação de quem navega por uma página ou deseja resolver um problema.

Qual é a importância de uma URL amigável?

O primeiro aspecto fundamental é a experiência do usuário. Como já comentado, ele pode ter acesso a uma informação ou uma ação de forma mais direta, sem precisar percorrer um longo caminho ou clicar em vários botões.

Além disso, ao olhar a URL ele já sabe para onde será direcionado, o que facilitará seu acesso em outras ocasiões ou proporcionará a segurança de que seu objetivo será atingido.

A contribuição da URL para a experiência do usuário é tão relevante que interfere na posição em que uma página é mostrada nos resultados de busca e na quantidade de cliques que esse resultado gera.

Pré-visualização

O usuário vê com antecedência o que a página promete mostrar. Em alguns casos, isso representa segurança. Em outros, pode despertar a curiosidade de quem está decidindo se vai ou não clicar sobre aquele link.

No e-mail marketing, por exemplo, ele é um grande aliado. É uma garantia de que o usuário não será “enganado” com um hiperlink que, na verdade, está chamando para uma página que não atende aos seus objetivos.

Relevância no resultado das pesquisas

As URLs têm relevância tanto na hora do usuário escolher em qual site clicar como em sua experiência como um todo. Por isso, a URL atraente chama mais tráfego e isso mostra ao Google que o seu conteúdo “entrega o que promete”, melhorando o rankeamento.

O Google tem uma extrema preocupação de que, quando o usuário busca um termo, as primeiras opções que ele mostra realmente contenham a informação que está sendo buscada. O objetivo é que quem navega na internet não se sinta enganado.

Uma URL amigável reduz esse problema, tornando o site mais confiável para os usuários, para o Google e para os mecanismos de busca. Suas chances de aparecer no topo aumenta muito.

Se no seu negócio a principal intenção do site é atrair clientes, invista em URLs amigáveis. Elas não são o único critério, mas são importantes para que sua página apareça entre os primeiros resultados da busca.

Fonte: Meu Positivo