Três maneiras de as empresas facilitarem o home office de seus colaboradores para não haver perda de produtividade.

À medida que a necessidade de trabalhar remotamente continua a impactar a vida cotidiana de pessoas e empresas em todo o mundo, surge uma demanda inesperada nos departamentos de TI.

Muitas empresas estão adotando os modelos as-a-service (como serviço) para atender à demanda atual, em vez de acelerar a aquisição de equipamentos on-premise que podem não ser necessários futuramente.

Dessa forma, conseguem suprir suas necessidades sem acrescentar gastos excessivos, além de redirecionar a infraestrutura local para outros projetos. Esses projetos podem incluir a alteração de plataforma do SQL ou iniciativas de Inteligência Artificial (IA) que geralmente já estavam previstas no orçamento de médio prazo.

Veja abaixo dicas valiosas que podem ajudar os líderes de TI a manter a produtividade da equipe e o suporte aos funcionários que estão trabalhando de casa para se proteger do Covid-19.

1) Armazenamento como serviço (STaaS)

O armazenamento como um serviço (Storage as a Service) é uma ótima opção para implementar recursos para funcionários remotos de forma rápida.

O armazenamento é o componente mais crítico de qualquer infraestrutura de área de trabalho virtual (VDI), portanto, acertar é essencial para a produtividade. Como realmente não podemos prever agora as necessidades contínuas, esse se torna um caminho seguro.

2) Estabelecer planos de continuidade de negócios e recuperação de desastres

Períodos de estresse elevam o risco de falha humana. Com a TI mais focada nas urgências que nos procedimentos padrão do dia-a-dia, aumentam as chances de sistemas falharem por falta de atenção.

Por esse motivo, é fundamental adotar recursos de proteção de dados instantâneos e de replicação, que facilitam e recuperam rapidamente em casos de falha no sistema ou perda de dados.

Agora é a hora de reforçar a proteção de dados em geral, incluindo estratégias de backup e restauração, e recuperação de ataques de ransomware.

3) Conheça o conceito “tiger team” e reforce a estratégia de TI

“Tiger team” (equipe tigre) é um conceito utilizado para designar uma equipe de especialistas focados em objetivos específicos.

Várias empresas adotaram tiger teams nessas últimas semanas para lidar com a demanda crescente do home office, mas a maioria voltada para comunicações, instalações e recursos humanos.

Muito poucas realizaram esse movimento em relação à TI. Dessa forma, é importante ressaltar que a TI precisa estar representada e que é fundamental escolher profissionais com mais expertise para manter o foco em implicações técnicas e suporte ao trabalho remoto.

Neste momento, a saúde e a segurança dos funcionários, clientes, parceiros e a população deve ser a prioridade das empresas. Se, por um lado, o momento é de tensão, por outro, é a hora de reconhecer o poder da tecnologia e o valor da expertise dos profissionais dessa área para que todos se mantenham produtivos e seguros.