Novas tecnologias e um contexto extremamente digital transformam o CIO em um executivo totalmente reformulado.

Transformação digital, alinhamento com os negócios, adoção acelerada da nuvem, redução de custos, blockchain e tantas outras tecnologias tornaram o papel do CIO mais demandado e, ao mesmo tempo, mais crítico. Para sobreviver nesse novo cenário, o antigo líder da TI como “operador de TI” precisa ser deixado no passado.

Pesquisa realizada pela Grant Thornton, LLP e Technology Business Management (TBM) Council com líderes de TI apontou que, hoje, para destacar-se no mercado, o CIO precisa reunir quatro competências-chave. São elas:

  1. Estrategista 2. Comunicador 3. Gestão de relacionamento 4. Gerente de mudança

Segundo o levantamento, o papel do CIO evoluiu para cocriador de estratégias de negócios, instigador de mudanças e inovador. Os CIOs bem-sucedidos operam em um ambiente de colaboração coesa para superar as barreiras de longa data entre os negócios e a TI para oferecer valor ao cliente e aos negócios.

As principais características que os CIOs acreditam que definirão seu sucesso como líderes não se baseiam em suas experiências como ‘tecnólogos’, mas em características esperadas de qualquer líder precisa reunir: estrategista, comunicador e gerente de relacionamento.

Os CIOs estão cada vez mais empenhados em identificar causas e efeitos, trade-offs, oportunidades e riscos de estratégias de negócios que dependem de TI – e trabalham com parceiros de negócios para desenvolver estratégias que aproveitam a ruptura digital e impulsionam a inovação e a modernização.

Em um momento de interrupção quase constante, os CIOs devem demonstrar claramente o valor da TI em termos de negócios, reconciliar prioridades conflitantes, construir relacionamentos com seus pares e alinhar totalmente a TI e a estratégia de negócios para gerar valor para acionistas e clientes.

De fato, o papel do CIO expandiu-se muito além da tecnologia da informação ou da mera integração dos sistemas para incluir estratégias de negócios voltadas para o cliente. Isso requer que os CIOs adotem um novo mantra: o de parceiro confiável. Como você tem desenvolvido essas habilidades?

Fonte: CIO